Açoriano Oriental
Rui Coutinho é o novo presidente da SATA Holding

O antigo diretor regional dos Transportes é o nome indicado pelo Governo Regional dos Açores para presidir o conselho da administração da SATA Holding

Rui Coutinho é o novo presidente da SATA Holding

Autor: Nuno Martins Neves

O anúncio foi feito esta tarde, numa conferência conjunta entre o secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, e a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.

Rui Coutinho tem experiência no setor da aviação e transportes, tendo sido diretor regional dos Transportes Aéreos e Marítimos e diretor regional da Mobilidade; chefe do Departamento de Operações Aeroportuárias do Aeroporto de Ponta Delgada; diretor do Aeroporto de Santa Maria; chefe de Divisão de Planeamento, Gestão e Controlo da direção dos Aeroportos dos Açores sob gestão da ANA Aeroportos de Portugal, S.A., tendo coordenado as áreas de planeamento e controlo de gestão, investimentos, marketing, licenciamento, ambiente e sistemas de informação.

Na mesma conferência de imprensa, o Governo dos Açores revelou ainda que decidiu criar um Conselho Estratégico no Grupo SATA, a presidir por uma pesonalidade de reconhecido mérito e idoneidade profissional.

Segundo Duarte Freitas, “o XIV Governo dos Açores, no desempenho do seu papel de acionista único da SATA Holding, S.A. decidiu que este é o momento de promover alterações na estrutura de organização societária do Grupo.”

Será criado, com dignidade estatutária perenidade reformista um Conselho Estratégico, entre 7 a 9 membros, com o propósito de tornar mais robustos os processos de decisão em matérias consideradas estratégicas promovendo um alinhamento de todos os interesses envolvidos e robustecendo a reflexão do papel da SATA para a Região.

O Governo Regional dos Açores entende que a criação de um Conselho Estratégico na estrutura de governo da SATA Holding, S.A. se afigura pertinente, especialmente para facilitar e aprofundar o debate acerca dos principais desafios estratégicos com que a empresa se depara, acolhendo as perspetivas de vários representantes dos interesses dos açorianos e do Grupo SATA.

Relativamente ao Conselho de Administração da SATA Holding, S.A., será ao novo Presidente do Concelho de Administração quem incumbirá a indicação dos restantes elementos que constituirão a equipa no Conselho de Administração, que manterá todas as competências atualmente consagradas nos Estatutos da companhia.

Segundo Berta Cabral, “o Governo dos Açores define como prioridade do novo Presidente do Conselho de Administração da SATA Holding, S.A., o estrito cumprimento do Plano de Reestruturação aprovado pela Comissão Europeia, que, por consequência, implica, a estabilização da reorganização da estrutura empresarial, a adequação da operação, com melhoria da eficiência e redução de custos, a salvaguarda da SATA Air Açores, a efetivação da privatização da Azores Airlines, a reestruturação e alienação do negócio de Handling das companhias e a apresentação de uma proposta num eventual novo concurso de OSP territoriais, uma vez que a companhia está proibida de realizar rotas deficitárias.”

O Governo dos Açores decidiu, ainda, manter no Conselho de Administração da SATA Holding, S.A., como Administradores Não Executivos, o Bernardo Oliveira e o João Crispim Ponte, visando o acompanhamento do trabalho no âmbito do Plano de Reestruturação.

O Governo dos Açores endereça uma mensagem de agradecimento e amplo reconhecimento à Dra. Carla Neto e ao Engenheiro José Roque pelo seu trabalho, sentido de missão, responsabilidade e lealdade para com a SATA, num momento difícil, onde ficaram provadas as suas competências técnicas e qualidades humanas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados