Açoriano Oriental
Roland Garros
Recordista Nadal afastado pela primeira vez na primeira ronda

O tenista espanhol Rafael Nadal, recordista de títulos em Roland Garros, foi eliminado pela primeira vez na carreira na primeira ronda do Grand Slam francês, ao ser derrotado em três sets pelo alemão Alexander Zverev.

Recordista Nadal afastado pela primeira vez na primeira ronda

Autor: Lusa/AO Online

Catorze vezes campeão na ‘catedral’ da terra batida, o maiorquino de 37 anos, que nunca tinha caído antes da terceira ronda em Paris, perdeu diante do quarto tenista mundial por 6-3, 7-6 (7-5) e 6-3.

No regresso a Roland Garros, depois de ter falhado a última edição por lesão, Nadal, que ainda procura a sua melhor forma após ter enfrentado vários problemas físicos nos últimos meses, foi afastado pelo vigente campeão olímpico de singulares em três horas e cinco minutos, podendo ter disputado pela última vez o ‘major’ parisiense.

“Quero dizer que é incrível a quantidade de energia [do público]. É difícil para mim falar. Não sei se será a última vez que estou aqui, diante de vocês, honestamente. Não estou 100% seguro. Mas se foi a última vez, desfrutei. O público foi fantástico durante toda a minha preparação e, hoje, os sentimentos que sinto são difíceis de traduzir em palavras. Para mim, é muito especial sentir o carinho das pessoas da forma que senti, no sítio que mais amei”, declarou ainda em 'court' o vencedor de 22 Grand Slams.

O antigo número um mundial, que entrou no quadro principal do 'major' parisiense graças ao ranking protegido – ocupa atualmente o 275.º posto da hierarquia mundial -, só por duas vezes tinha sido eliminado tão precocemente no quadro principal de um Grand Slam, nomeadamente em Wimbledon2013 e na edição de 2016 do Open da Austrália.

“Tenho passado dois anos muito difíceis ao nível das lesões. Passei por todo este processo com o sonho de voltar a estar aqui em Roland Garros. A primeira ronda não foi a ideal. Fui competitivo, tive as minhas oportunidades, mas foi insuficiente diante de um grande jogador como o Sasha [Zverev]”, assumiu.

Perante o olhar atento do filho, mas também de Iga Swiatek, a número um mundial, e do compatriota Carlos Alcaraz, dois fãs ‘confessos’, Nadal elogiou o adversário de hoje e recordou a meia-final de 2022, quando o alemão se lesionou com gravidade.

“Tenho de congratular o Sasha por esta grande vitória. […] Desejo-te a maior sorte para o resto do torneio. Sei que 2022 foi um momento superdifícil para ti, por isso mereces mais”, vincou, referindo-se ao quarto cabeça de série, que pareceu até ‘atrapalhado’ por ter derrotado o ‘rei’ do pó de tijolo – festejou comedidamente e passou rapidamente a palavra ao derrotado.

Sem ter certezas quanto ao futuro, ‘Rafa’ disse querer regressar à ‘catedral’ da terra batida nos Jogos Olímpicos Paris2024.

“Há uma grande percentagem [de hipóteses] de que não regressarei a Roland Garros, mas não o posso dizer com segurança. Adorei jogar aqui, viajar com a família. O corpo está incrivelmente melhor do que há dois meses. Talvez daqui a dois meses diga ‘basta, não posso dar nada mais’, mas é algo que ainda não sinto. Ainda tenho alguns objetivos. Espero regressar a este court nos Olímpicos, isso motiva-me”, confessou.

Os Jogos Olímpicos Paris2024 realizam-se entre 26 de julho e 11 de agosto, com o torneio de ténis a decorrer no complexo do Bois de Boulogne, palco do segundo Grand Slam da temporada.

“A quantidade de emoções que senti neste court, na minha carreira, é inacreditável. Em criança, nunca poderia imaginar que estaria aqui com quase 28 anos… 38 anos – adoraria que fossem 28 anos [risos]. Foi um processo muito bonito”, admitiu, antes de lançar ao ruidoso público: "Espero ver-vos outra vez, mas não sei".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados