Açoriano Oriental
Futurismo Azores Adventures deixa de promover natação com golfinhos

Durante anos, a Futurismo Azores Adventures promoveu a natação com golfinhos selvagens, com supervisão profissional e em conformidade com as normas legais e certificação pela World Cetacean Alliance. 

Futurismo Azores Adventures deixa de promover natação com golfinhos

Autor: AO Online

"A nossa missão foi sempre proporcionar uma experiência que transcende a mera atividade turística, pois acreditamos que a natação com golfinhos pode ser uma experiência transformadora, uma oportunidade de aprofundar a conexão com a biodiversidade e promover a consciencialização sobre a importância da proteção dos animais", disse a empresa em comunicado enviado à redação do AO.

"Não obstante, a natação com golfinhos tem de ser vista como uma atividade que gera legítimas preocupações quanto ao seu impacto nos animais. É um equilíbrio delicado que precisa ser considerado e, apesar de um extenso corpo profissional de biólogos marinhos e skippers experientes, não temos na nossa posse estudos científicos ou suficiente informação para avaliar os impactos", acrescenta a empresa marítimo turística. 

"Mas, ao dia de hoje, continua-se, de forma credível, sem realizar estudos científicos e pesquisas contínuas para avaliar o impacto da natação com golfinhos nos animais e no ecossistema marinho. Só esses estudos podem fornecer dados objetivos sobre o comportamento, bem-estar e respostas fisiológicas dos golfinhos durante essas interações. Acreditamos que é crucial realizar estudos científicos contínuos para compreender melhor o comportamento, o bem-estar e as respostas fisiológicas dos golfinhos durante essas interações. Devemos deixar de lado o barulho e as suposições predefinidas, para que todos - desde os açorianos até o nosso ecossistema - possam realmente beneficiar-se conjuntamente", admite a empresa.

"Assim, por esta razão, e conforme anunciado na 4ª Bienal das Baleias, que decorreu nas Lajes do Pico, a 30 e 31 de Outubro, a Futurismo decidiu não mais promover a natação com golfinhos. Continuaremos a honrar os compromissos já assumidos até ao momento desta decisão, até que estejam realizados os que estão já contratualizados durante 2023 e 2024".

"O nosso propósito, como empresa, e mediante construção coletiva interna, é criar valor e trazer prosperidade aos Açores e aos açorianos, contribuindo decisivamente para a qualificação e melhoria do turismos, através da ciência, da educação, da cultura e da partilha, visando criar memórias e impactar os viajantes, em perfeito respeito pela nossa terra e pelas nossas gentes. Cremos assim que esta decisão está alinhada com esse propósito e com a nossa vontade de elevar o turismo nos Açores a um nível mais profundo e significativo, além de meramente econômico. Queremos que cada viagem seja uma jornada interior, uma busca por conexão e significado, com a nossa terra, a nossa cultura e a natureza de que devemos cuidar", acrescenta a Futurismo.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados