Açoriano Oriental
Condecoradas corporações que ajudaram a combater fogo no HDES

Cerimónia de imposição de condecorações de agradecimento às cinco associações de bombeiros de São Miguel pretendeu ser um agradecimento pelo desempenho no combate ao incêndio que deflagrou no Hospital do Divino Espírito Santo

Condecoradas corporações que ajudaram a combater fogo no HDES

Autor: Ana Carvalho Melo

A Praceta do Açor Arena, em Vila Franca do Campo, acolheu no sábado a cerimónia de imposição de condecorações de agradecimento às cinco associações de bombeiros voluntários de São Miguel pelo seu desempenho no combate ao incêndio que deflagrou no passado dia 4 de maio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada.

Esta cerimónia da Liga dos Bombeiros Portugueses foi organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo, com o apoio da Federação dos Bombeiros dos Açores.

Na ocasião, o presidente da direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo, Rui Melo, apelou ao secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, que tutela a proteção civil, para que sejam implementados um novo modelo de financiamento das associações e o Estatuto Social do Bombeiro.

“Contamos consigo para a implementação do novo modelo de financiamento das associações e para o Estatuto Social do Bombeiro, há muitos anos em falta”, afirmou.

Ainda na sua intervenção, Rui Melo disse que a obra de ampliação e renovação do quartel da associação “será uma realidade” e que vai “solicitar ao Governo Regional, que é o dono da obra, para nos autorizar o concurso público internacional, na modalidade de Concessão e Execução, tendo por base o Estudo Prévio, já realizado e analisado com os respetivos parceiros técnicos”.

A cerimónia de sábado foi presidida pelo secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, que tutela o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA). Nela marcaram ainda presença o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, o presidente do SRPCBA, Rui Andrade, e o presidente da Federação dos Bombeiros dos Açores, Braia Ferreira.

Ao evento associaram-se, de igual modo, os presidentes das associações de bombeiros de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste e os comandantes dos respetivos corpos, além do presidente da Mesa do Congresso da Liga, Luís Barreiros, e o secretário da Liga, Joaquim Mitra.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados