Açoriano Oriental
Comité e províncias da Europa apelam à defesa da Política de Coesão

O presidente do Comité das Regiões, Vasco Cordeiro, e os representantes das províncias da Europa apelam aos candidatos às eleições europeias de todos os países que defendam os fundos e a Política de Coesão.

Comité e províncias da Europa apelam à defesa da Política de Coesão

Autor: Carolina Moreira

Segundo o comunicado, após a reunião da Assembleia Política da Confederação Europeia dos Poderes Locais Intermédios (CEPLI), que decorreu na província de Lucca, em Itália, Vasco Cordeiro alertou que “a Política de Coesão está em perigo”, apelando à sua defesa.

“Para defender a Política de Coesão, temos de estar cientes de que esta precisa de ser reformada para atingir o seu principal objetivo de promoção da coesão económica, social e territorial”, afirmou em comunicado, destacando pilares como a “gestão partilhada, governação a vários níveis, uma política acessível a todas as regiões e uma abordagem de investimento a longo prazo”.

“A Política de Coesão é do interesse da UE enquanto expressão do princípio da subsidiariedade estabelecido pelo Tratado. É o outro lado da medalha do mercado único e um não pode existir sem o outro ou arriscamos a própria essência do projeto europeu”, frisou.

Refira-se que Vasco Cordeiro participou na conferência da CEPLI, dedicada ao tema “Para uma abordagem territorial da futura política de coesão – A perspetiva das autoridades intermédias”, intervindo no painel sobre os “Riscos e desafios da futura Política de Coesão”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados