Açoriano Oriental
E Viva o Cinema!
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.

Autor: Anna Silva

A primeira delas consistiu na criação do espaço Cineclube. Engenhosamente instalado no pátio central da escola, neste espaço foram exibidos filmes de animação de curta-metragem no decorrer dos intervalos. O espaço foi criado com capricho e dedicação pelos alunos da turma --- que foram orientados pelo professor Alexandre Oliveira. 

Na sequência, foi feita a exibição do filme Lobo e Cão da realizadora Cláudia Varejão. As locações do filme foram realizadas aqui, na nossa ilha de São Miguel. A maior parte da história dos protagonistas desenvolve-se na freguesia de Rabo de Peixe. O filme é o reflexo da nossa gente e da nossa ilha, fruto de um encontro marcado com as questões de género, com o problema da desigualdade social e da dramática proliferação das drogas pesadas. Convém mencionar que vários alunos da nossa escola participaram como figurantes em Lobo e Cão. O aluno Leandro Cosme, da turma 12º E, representou, com muito talento, um personagem importante no desenvolvimento do enredo do filme. 

A terceira atividade desenvolvida teve como foco a gravação de depoimentos das alunas e dos alunos da nossa escola. Tais depoimentos vieram acompanhados do entusiasmo e do interesse dos alunos pelo cinema ao escolherem narrar a história dos seus filmes favoritos. 

Os depoimentos foram editados no formato vídeo digital e foram projetados no pátio central da escola. Em seguida, foi organizada a Mostra 25 de Abril. 

A Mostra contou com a exibição do documentário “Cartas a uma Ditadura” da realizadora e atriz Inês de Medeiros. Também foram exibidas duas curta-metragens de animação sobre a censura no Estado Novo: “A Espia” e “Os Salteadores”. 

O Cinema é mais que um entretenimento, visto que, o Cinema Pensa as questões mais urgentes da nossa realidade social e também nos auxilia a atingir uma melhor compreensão da nossa natureza humana. O Cinema Pensa e nos ensina a pensar, através das suas imagens, no mundo ao nosso redor. 

O pensamento argumentativo e abstrato é algo difícil. Focar as questões, problemas e argumentações que se tornam concretas nas imagens fornecidas pelo cinema é, na minha opinião, a melhor maneira de se aprender a pensar de forma abstrata. 

Creio que o mérito do projeto Cine Escola é precisamente este: ter aberto uma via de diálogo sobre cinema onde há ainda muito caminho a percorrer. Certamente o projeto Cine Escola há de continuar! Há bons indícios da sua boa aceitação! 

O projeto conta, atualmente, com seis professores da nossa escola cadastrados na plataforma do Plano Nacional de Cinema. Como professora coordenadora do Cine Escola, no ano letivo 2023-2024, agradeço o apoio que o projeto recebeu do Conselho Executivo, dos colegas professores, dos estimados funcionários e dos nossos prezados alunos! 

E Viva o Cinema!

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados