Açoriano Oriental
Alunos açorianos em destaque na GLEX Summit

No âmbito do “Concurso Jovens Exploradores 13-18: Explora Açores!”, da GLEX Summit 2024, vários estudantes açorianos apresentaram projetos com “várias ideias inovadoras e originais”


Autor: Rafael Dutra

A GLEX Summit 2024, no âmbito do “Concurso Jovens Exploradores 13-18: Explora Açores!”, desafiou jovens estudantes dos Açores a entregar projetos que visem a preservação da incrível biodiversidade e o património natural do arquipélago, tendo recebido  um conjunto de “várias ideias inovadoras e originais”, sendo que já se conhece os cinco finalistas deste concurso, anunciados neste evento.

Segundo nota de imprensa, os jovens aderiram com entusiasmo à chamada da GLEX Summit, apresentando “projetos criativos e originais”, o que demonstra que “estão alerta para a importância da preservação da natureza”, e para o “advento das alterações climáticas”.

Constança Ormonde, Clara Couto, Clara Sousa, Francisco Cabral e Gonçalo Ricardo são os cinco finalistas do concurso, anunciados na GLEX Summit 2024, que decorreu na semana passada na ilha Terceira.

Os seus projetos encontram-se neste momento a ser avaliados por um júri especializado, composto por: Ana Pires (cientista-astronauta portuguesa), Carlos Ormonde (professor e CEO/fundador da Floriazoris), Carlos Picanço (diretor de vendas e marketing da Futurismo Azores Adventures), Hugo Vau (surfista de grandes ondas) e Rita Madruga (presidente do Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge-NESJ).

Segundo a organização do evento, que anunciará os vencedores “oportunamente”, este concurso é “uma oportunidade extraordinária para os estudantes dos Açores mostrarem a sua criatividade, paixão e compromisso pela exploração sustentável dos Açores. Desde a pesquisa e identificação de espécies locais, até ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras para monitorização ambiental, as possibilidades eram infinitas”.

Além de fazerem uma contribuição importante para o território e a comunidade dos Açores, os estudantes participantes no concurso “Explora Açores” têm a oportunidade de ganhar diversos prémios como uma viagem a Nova Iorque, uma visita à sede do maior clube de exploração do mundo e uma adesão ao Young Explorers do The Explorers Club, acompanhada por um exclusivo programa de mentoria, com duração de um ano.

Refere-se ainda que os organizadores propuseram três temas para os estudantes  explorarem através de projetos e ideias. O primeiro é relativa à biodiversidade açoriana, sendo que o objetivo era descobrir “fauna e flora únicas” da ilha onde o estudante era residente, “através de investigação, fotografia ou criação de trilhos para identificação de espécies locais”.

O segundo tema era a inovação tecnológica para a investigação marinha, cabendo aos estudantes a criação de “soluções inovadoras, como drones subaquáticos, sensores ambientais ou aplicações de monitorização, para explorar e conservar os recursos marinhos dos Açores”.

Por último, a terceira opção de tema era sobre a exploração espacial e ecossistemas marinhos. Nesse sentido, os alunos açorianos teriam de “investigar o impacto da exploração espacial nos ecossistemas marinhos, abordando questões como poluição luminosa, detritos espaciais e conservação marinha”, bem como  “pensar em como o espaço pode ajudar a preservar os ecossistemas marinhos”.

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