Açoriano Oriental
FMI acorda conceder empréstimo de 4.000 milhões de dólares ao Equador

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou ter chegado a acordo com o Equador para um empréstimo de cerca de 4.000 milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros) em quatro anos.

FMI acorda conceder empréstimo de 4.000 milhões de dólares ao Equador

Autor: Lusa/AO Online

O acordo será ainda sujeito à aprovação da direção do FMI.

O chefe da missão do FMI no Equador, Varapat Chensavasdijai, disse que “as autoridades [equatorianas] elaboraram um plano sólido e começaram a tomar importantes medidas políticas para resolver a situação de liquidez e fiscal”.

O Presidente do Equador, Daniel Noboa, e o FMI tinham anunciado no início de março que estavam a negociar as condições do empréstimo.

No âmbito da negociação, o Fundo pediu a Noboa que o Equador garantisse a sustentabilidade macroeconómica e fiscal.

Numa das últimas medidas executadas, Noboa decretou o aumento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) para 15% a partir de 01 de abril, tal como tinha anunciado depois de ter conseguido fazer aprovar a reforma que lhe permitia aumentar a taxa para esse nível.

A reforma cuja aprovação Noboa obteve elevava o IVA de 12% para 13%, mas permitia que o Presidente o aumentasse até 15%, após um relatório favorável do Ministério da Economia e Finanças, medida com que espera aumentar as receitas do Estado em cerca de 1,3 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados