Açoriano Oriental
Vaga de sismos impõe estado de emergência no sudeste do Peru

O Governo do Peru declarou o estado de emergência na província de Quispicanchi, no sudeste do país, que registou vários sismos nos últimos dias, causados pela atividade de falhas geológicas.

Vaga de sismos impõe estado de emergência no sudeste do Peru

Autor: Lusa/AO Online

O primeiro-ministro peruano, Gustavo Adrianzén, disse na quarta-feira que a medida foi adotada por unanimidade pelo Conselho de Ministros após receber um relatório do Instituto Nacional de Proteção Civil peruano (Indeci).

A declaração do estado de emergência facilita a implementação de medidas consideradas urgentes pela autoridades peruanas para lidar com o impacto da crise sismológica.

A área sob estado de emergência inclui o distrito de Andahuaylillas, onde está localizada uma igreja do tempo colonial conhecida como a Capela Sistina das Américas devido aos murais decorativos, indicou.

O chefe do Indeci, Juan Carlos Urcariegui, disse que há entre 800 e mil pessoas afetadas em Cuzco, e que os sismos danificaram casas, escolas e esquadras da polícia, enquanto o autarca de Quispicanchi, Efraín Castillo, afirmou que a população da zona “requer urgentemente o apoio de todas as autoridades”.

Na segunda-feira, a agência sismológica do Peru disse que a vaga de sismos, um dos quais de magnitude 4,8 na escala aberta de Richter, está relacionada com a atividade do sistema de falhas geológicas Zurite-Cuzco-Urcos-Sicuani.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados