Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

LER PARA CRESCER



Já Francis Bacon escrevia que “A leitura traz ao homem plenitude, ao discurso tolerância e à escrita exatidão”.

Foi valorizando todos os aspetos positivos que a leitura oferece na formação e instrução pessoal, social e cívica de qualquer cidadão que o Governo Regional resolveu implementar o “Programa Ler Açores”, possibilitando “o aumento sustentado dos níveis de literacia e de leitura, a diversidade das tipologias e dos suportes da leitura e o enraizamento dos hábitos de leitura em todos os estratos da população residente nas diversas ilhas do arquipélago!”1. Este programa permite juntar “o Plano Regional de Leitura, a Rede de Leitura Pública e a Rede Regional de Bibliotecas Escolares num programa unificado, tornando a promoção do livro e da leitura um objetivo transversal às políticas culturais e sociais na Região Autónoma dos Açores”.1

Neste sentido, a biblioteca da Escola Secundária de Lagoa contou com o apoio do departamento da educação e cultura da Câmara Municipal da Lagoa, em que a Sr.ª Vereadora Albertina Oliveira e o Sr. Igor França, da Biblioteca Tomaz Borba Vieira, aproveitaram a inauguração da exposição “A Maior Flor do Mundo”, que esteve patente no Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa até ao dia 12 de outubro, para oferecer à biblioteca da mesma, indispensáveis e novos livros, a fim de diversificar e atualizar o espólio, que atualmente a biblioteca da escola disponibiliza aos alunos. Esteve também presente a coordenadora da Rede Regional de Bibliotecas Escolares dos Açores, Luzia Borges responsável pela itinerância desta exposição de ilustrações do livro infantil de José Saramago por várias escolas da região.

 

1 in Jornal Oficial, nº 151/2020 de 28 de maio de 2020

 

       A Coordenadora da Biblioteca da ESL,

                                                                                     Marcionila Costa Rocha

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

CDS/Açores diz que autonomia não pode ser substituição das responsabilidades da República
A líder parlamentar do CDS-PP/Açores, Catarina Cabeceiras, considerou hoje que a autonomia não pode ser interpretada como uma substituição das responsabilidades do Governo da República e sublinhou haver “matérias prioritárias” que devem ser concretizadas.
 
IL/Açores lamenta pobreza da região e pede políticas mais arrojadas
O líder da IL/Açores afirmou esta segunda-feira que o arquipélago continua a ser “uma das regiões mais pobres” da Europa e que os açorianos continuam a sair das ilhas “em bardas silenciosas de emigração”, defendendo políticas “Mais arrojadas”.
 
BE/Açores diz que é urgente encontrar soluções para o futuro do Serviço Regional de Saúde
 O BE/Açores defendeu hoje que é urgente encontrar soluções para o presente e futuro do Serviço Regional de Saúde e que o Governo Regional deve parar de o empurrar “para o precipício, do qual se aproxima há muito”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados