Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

ESAQ acolhe visita de docentes do Agrupamento de Escolas da Vidigueira


Digihappiness

No dia 24 de novembro, a Escola Secundária Antero de Quental abriu as suas portas para receber quatro docentes do AEVid para partilha de práticas de referência.

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1 "Digihappiness", cujo foco é a Transformação Digital e a promoção do Bem-Estar geral, a Escola Secundária Antero de Quental (ESAQ) recebeu a visita de um grupo de docentes do Agrupamento de Escolas da Vidigueira (AEVid).

Fatores como o envelhecimento da classe docente, a par das limitações provocadas pela pandemia Covid-19, condicionantes atuais nos processos de ensino-aprendizagem e no bem-estar pessoal e profissional foi indispensável criar condições e alternativas que os mitigassem. É, portanto, urgente (re)aprender a lidar com ferramentas digitais e emocionais, que tragam segurança e confiança ao processo educativo, e que garantam respostas à diversidade e inclusão dos alunos.

Assim, no passado dia 24 de novembro, estas duas Escolas reuniram-se com o intuito de não só dar a conhecer a ESAQ, mas também, partilhar dinâmicas, nomeadamente, projetos e atividades, que fomentem a literacia digital e o bem-estar na Escola.

Neste contexto os docentes do AEVid e da ESAQ tiveram oportunidade de observar e de partilhar boas práticas nacionais ligadas às temáticas do projeto Erasmus+ KA1 "Digihappiness", como por exemplo, “Projetos eTwinning”, “Clube Europeu”, “Atelier de Crochet sem Género”, “Plano Nacional das Artes”, “Comissão de Festas”, outros “Projetos Erasmus+”, entre várias atividades em desenvolvimento em ambas as escolas, sempre com o foco na transformação digital e na promoção do bem-estar.


Esta visita foi extremamente positiva, gratificante e enriquecedora para ambas as Escolas envolvidas. Muito obrigada ao Agrupamento de Escolas da Vidigueira pela visita e pela oportunidade que proporcionaram.

 

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Queremos uma Europa mais capaz de investir na sua economia, defesa e inovação
Ana Martins, candidata da Iniciativa Liberal às eleições europeias, diz que o partido tem as ideias certas sobre o que deve ser a União Europeia. E defende uma melhor aplicação dos fundos, numa ótica de serem usados para que deixem de ser necessários no futuro
 
Marcelo observa, vê, mas não comenta processo do Chega e polémica com Aguiar-Branco
O Presidente da República disse hoje que observa, vê, mas não comenta a tentativa falhada do Chega de o processar por traição à pátria nem a polémica com Aguiar-Branco e a liberdade de expressão dos deputados.
 
Banco de Leite Humano da Alfredo da Costa alimentou 3.500 prematuros em 15 anos
O Banco de Leite Humano da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, alimentou cerca de 3.500 bebés prematuros em 15 anos, resultante da colaboração de 550 mulheres que doaram o excedente da alimentação dos seus filhos.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados