Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Erik Ahlström na Escola Secundária de Lagoa



No dia 11 de fevereiro e numa iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Lagoa, a Escola Secundária de Lagoa e o movimento “Plogging Azores”, um grupo de alunos da ESLagoa teve a oportunidade de conhecer o fundador do movimento PLOGGING.

Erik Ahlström, esteve na Escola Secundária de Lagoa para participar numa palestra sobre a prática do plogging, uma modalidade desportiva que associa a corrida, a caminhada e a recolha de resíduos. Plogging é uma palavra criada a partir da combinação das palavras em inglês jogging (corrida) e plocka upp (apanhar), em sueco. O seu fundador, amante da corrida e da caminhada alia também a proteção da natureza por forma a contribuir para um mundo melhor, mais limpo e mais agradável. Assim, no trajeto que cada pessoa faz, se levar consigo um saco de plástico e estiver atenta, poderá recolher muitos materiais cujo circuito de reaproveitamento pode continuar na reciclagem. Foi uma sessão bastante dinâmica e divertida a que aconteceu no auditório da ESLagoa e que galvanizou os participantes para um conjunto de atividades físicas no espaço exterior da escola que contou também com uma pequena caminhada pelo espaço escolar onde não faltou a cada participante o respetivo saco de plástico para apanhar tudo o que não pertence à natureza. Este movimento assistiu a grande e rápido crescimento um pouco por todo o mundo e é divulgado pelas redes sociais. A Escola Secundária de Lagoa tem a bandeira verde da Eco-Escola desde longa data pelas práticas saudáveis em prol da proteção ambiental e sustentáveis e esta atividade será, certamente, mais uma iniciativa que poderá envolver a comunidade escolar na proteção ambiental de uma forma mais divertida

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Marcelo observa, vê, mas não comenta processo do Chega e polémica com Aguiar-Branco
O Presidente da República disse hoje que observa, vê, mas não comenta a tentativa falhada do Chega de o processar por traição à pátria nem a polémica com Aguiar-Branco e a liberdade de expressão dos deputados.
 
Banco de Leite Humano da Alfredo da Costa alimentou 3.500 prematuros em 15 anos
O Banco de Leite Humano da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, alimentou cerca de 3.500 bebés prematuros em 15 anos, resultante da colaboração de 550 mulheres que doaram o excedente da alimentação dos seus filhos.
 
Ministro da Defesa diz que valorização salarial dos militares está para breve
O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que a “valorização salarial e justa” dos militares portugueses e “mais alguma justiça” para os antigos combatentes, será concretizada brevemente, assumindo que a sua prioridade são as pessoas.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados