Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Dia Internacional da Matemática 2023 - Matemática para todos



O grupo de Matemática, da ESAQ, comemorou no passado dia 14 de março, o Dia Internacional de Matemática, sob o tema “Matemática para todos”, com a realização de atividades, exposições e palestras que nos encheram de orgulho e satisfação.

O grupo de Matemática comemorou no passado dia 14 de março, o Dia Internacional de Matemática, sob o tema “Matemática para todos”, com a realização de atividades, exposições e palestras que muito nos honraram e nos alegraram. 

Para a comemoração desta data, foi essencial o contributo e o envolvimento dos alunos das turmas A e B dos cursos de Formação Pré-Profissionalizante e de Formação Profissionalizante, da professora Ana Resendes, que responderam ao desafio “O que é Matemática para ti?”;  dos alunos das turmas A, C, D e E do 7.º ano, da docente Cristina Macedo, que nos abrilhantaram com a construção de sólidos geométricos; dos alunos das turmas A e B, do 12.º ano, da professora Ana Rosa Furtado, que dinamizaram uma feira de atividades (“Origamis”, “Pi Arte”, “Qual é o intruso?”, “A Matemática é…”, “Apanha!”, “TIC & Companhia” e “Jogos”), durante a manhã.
O docente Gualter Medeiros preparou a exposição intitulada “O número Pi ” e o professor aposentado Boanerges Melo criou a exposição “Os 10 maiores Matemáticos da História”.
Durante a tarde, as palestras estiveram a cargo dos docentes da Universidade dos Açores, Helena Melo e Maria do Carmo Martins, que dinamizaram a palestra “Pi - adas e 1 pouco +”, direcionado para os alunos do 3.º ciclo, e Paulo Medeiros, que proferiu a palestra “Matemática e a fotografia” para discentes do secundário.
O Expolab, em articulação com a professora Maria do Carmo Santos, proporcionou aos alunos da escola a participação na sessão "Calçadas nos Açores - Simetrias em jogo", que decorreu na tarde do dia 20 de abril e na manhã do dia 21 de abril.
Foram dias diferentes e muito apreciados pelos alunos.

O coordenador do grupo de Matemática, José Parece, agradece a todos os que visitaram as exposições, participaram na feira de atividades e assistiram às palestras. Também agradece aos alunos, aos auxiliares da ação educativa e aos docentes que contribuíram para o sucesso desta atividade.


José Parece
(coordenador do grupo disciplinar de Matemática)
Ana Paula Medeiros
(coordenadora do departamento curricular de Economia e Matemática)

AO Escolas

Escola Secundária Antero de Quental recria os Jogos Olímpicos.
A escola celebrou, esta semana, uma 1ª edição dos Jogos Olímpicos, evento que reuniu vários grupos disciplinares, o núcleo de estágio de História e toda a comunidade educativa.
 
Escola Secundária Antero de Quental
Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Chega defende que Açores deveriam celebrar Dia da Região em 06 de junho
O líder do Chega/Açores, José Pacheco, considerou hoje que o Dia da Região deveria ser celebrado em 06 de junho, em vez de ser no mesmo dia em que se comemora o Divino Espírito Santo.
 
PSD/Açores pede ao Estado que “cumpra sempre” com a região
O deputado do PSD/Açores Luís Raposo pediu hoje ao Estado que “cumpra sempre” com a região e com a “prometida solidariedade” para responder a calamidades recentes como o incêndio no hospital de Ponta Delgada ou o furacão Lorenzo.
 
PS/Açores defende autonomia arrojada e que responda a desafios estruturais
O deputado do PS/Açores Russell Sousa defendeu hoje uma autonomia arrojada, feita de envolvimento, empenho e superação e “capaz de responder aos principais desafios estruturais” da região.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados