Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Entrevista com a escritora Luísa Ducla Soares



No dia 15 de abril, os alunos das turmas 5.ºA, 5.ºE, 5.ºI e 6.º D tiveram o prazer e a honra de poder ouvir Luísa Ducla Soares, no auditório da EBI Canto da Maia.

Os textos da escritora Luísa Ducla Soares povoam os manuais escolares, desde o 1.º ciclo, sendo também algumas das suas obras as mais escolhidas para a atividade de “Projeto de Leitura”, no 2º ciclo, nomeadamente O dragão e O Rapaz e o Robô.
Nas semanas anteriores à sessão, a Biblioteca Emanuel Jorge Botelho preparou uma pequena exposição com as obras da autora, para dar visibilidade à atividade. 
Os alunos prepararam algumas questões e com muita curiosidade e atenção ouviram as suas respostas. Foi um orgulho perceber como estavam atentos e interessados. 
O tempo passou depressa e muito ficou por perguntar. 
Fica o agradecimento à Porto Editora, à sua representante, Sílvia Tavares, que tornou possível esta atividade –“ Uma entrevista@distância”, mas que ficará para sempre na memória de todos os participantes. 

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Região quer Estado a financiar em 85% obras no HDES" é a manchete do Açoriano Oriental
Destaque fotográfico para "Vasco Lourenço conta como viveu a Revolução a partir da ilha"
 
Sismo de magnitude 2,0 na escala de Richter sentido hoje na ilha Terceira
Um sismo de magnitude 2,0 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha Terceira, anunciou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
 
Parlamento dos Açores garante que doentes deslocados não vão sair do hotel
O presidente do parlamento açoriano, Luís Garcia, garantiu hoje que os doentes deslocados para o Faial, não terão de sair do hotel onde estão hospedados, por causa do Dia dos Açores ou da discussão do Orçamento para 2024.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados