Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Alunos de Artes Visuais da ESAQ expõem na Sala do Forno do CMC



Cerca de 50 alunos de Artes Visuais expuseram, na Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura. A Exposição esteve patente, em Ponta Delgada, até ao dia 20 de março.

Laços que afagam, decoram, interrogam, constroem, destroem...

À procura do Eu

Em ti, em vós, sempre na plataforma do nós,

Viajamos!

O Eu e o outro,

A aventura e a desventura humanas sempre tecidas

No encontro e desencontro

Que nos constitui como seres de Relação!

Denominador comum

– o Eu e o outro

Na partilha da dor,

Na procura do amor,

No duelo com a solidão,

Na ânsia de extensão da emoção,

No exercício do poder e da força,

Na proposta de ação...

Superação do Eu, tantas vezes

Anulado pela falta de pão, voz, intervenção?

Ou ausência da Singularidade

Que o rosto do Outro permite refletir?

Traço de quase divinização

Ou extensão do Eu

Para salvaguarda do trono ocupado na Criação?

Utilizador do Fogo

Que nos consome e constrói

- o Humano na eterna procura de Si...

(Inésia Raposo, 2023)

 

À P RO C U R A DO E U ,

a s  d i v e r s a s  f a c e s  d a s  r e d e s  s o c i a i s

Os trabalhos foram desenvolvidos, no âmbito da disciplina de Desenho A, do Ensino Secundário. O desafio lançado pelo Centro Municipal de Cultura à Escola Secundária Antero de Quental ambicionou uma reflexão sobre as novas e interativas formas de comunicação, que marcam de forma indelével a atualidade.

Participam, nesta exposição, cinquenta alunos de três turmas (uma do 11º e duas do 12º anos) de Artes Visuais, expondo, maioritariamente, desenhos de técnicas diversas e objetos tridimensionais, alguns com nuances instalativas.

A exposição é itinerante e poderá ser vista no Centro Municipal de Cultura em Ponta Delgada (Sala do Forno), até dia 29 de março de 2023, no Centro Cultural de Fenais da Luz, de 4 de maio a 1 de junho de 2023, e no Centro Cultural de Santo António, de 7 de junho a 7 de julho de 2023.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

CDS/Açores diz que autonomia não pode ser substituição das responsabilidades da República
A líder parlamentar do CDS-PP/Açores, Catarina Cabeceiras, considerou hoje que a autonomia não pode ser interpretada como uma substituição das responsabilidades do Governo da República e sublinhou haver “matérias prioritárias” que devem ser concretizadas.
 
IL/Açores lamenta pobreza da região e pede políticas mais arrojadas
O líder da IL/Açores afirmou esta segunda-feira que o arquipélago continua a ser “uma das regiões mais pobres” da Europa e que os açorianos continuam a sair das ilhas “em bardas silenciosas de emigração”, defendendo políticas “Mais arrojadas”.
 
BE/Açores diz que é urgente encontrar soluções para o futuro do Serviço Regional de Saúde
 O BE/Açores defendeu hoje que é urgente encontrar soluções para o presente e futuro do Serviço Regional de Saúde e que o Governo Regional deve parar de o empurrar “para o precipício, do qual se aproxima há muito”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados