Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Reflexões


Focus Group

Após o projeto expositivo inspirado na condição difícil de uma geração, que vivenciou a transição para a vida adulta, durante uma pandemia, surgem, agora, as reflexões das duas participantes açorianas sobre a exposição inaugurada, no dia 14 de março, no CCB.

As discentes Anita Peixoto e Margarida Cruz, em representação da Escola Secundária Antero de Quental, que participaram, em Lisboa, de forma empenhada e ativa na exposição no CCB, contam as suas experiências na primeira pessoa.

Segundo Anita Peixoto, “Sala de Aula, um olhar adolescente” foi um projeto extremamente envolvente e enriquecedor. Começando pelas sessões online do seu focus group, que, desde cedo, se mostraram como um espaço aberto à discussão de pontos de vista e à troca de ideias de alunos de norte a sul do país, com base em temas de extrema importância, desde o impacto do espaço arquitetónico escolar na nossa aprendizagem e na forma como nos relacionamos com o mesmo, até à forma como a pandemia nos afetou, enquanto geração num ponto de viragem, quer na nossa vida pessoal, enquanto adolescentes, quer na nossa vida escolar. " e acrescenta "Toda a experiência foi em si uma forma de nos dar voz, enquanto estudantes e, sobretudo, permitiu-me fazer parte de uma exposição de um dos maiores pontos de convergência cultural do país, como o Centro Cultural de Belém (tendo em conta o fator das barreiras insulares inerentes a uma aluna de Artes numa Região Autónoma).

Margarida Cruz destaca " A convivência, todas as segundas e quartas, acabou por se tornar uma rotina agradável, um momento de reflexão necessário, mas, muitas vezes, esquecido na correria do quotidiano. O projeto atingiu o seu apogeu na inauguração da exposição, acredito. A possibilidade de ir a Lisboa, de estar frente a frente com todos os outros alunos, que fizeram parte do focus group, de ver os nossos conteúdos, num espaço físico, expostos como parte da exposição, conhecer a equipa do CCB e também do Plano Nacional das Artes foram oportunidades incríveis e que me deixaram de coração cheio.".

 

 

 

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Festas do Espírito Santo são o “fator de identidade” dos Açores
As Festas do Espírito Santo, transversais às nove ilhas, são o “fator de identidade” dos Açores, onde chegaram com os primeiros povoadores e continuam a ser, séculos depois, caracterizadas pela partilha, caridade e comunhão.
 
Festas do Espírito Santo unem comunidades açorianas em torno da partilha (Fotografias)
Nos Açores, há freguesias onde pelas Festas do Espírito Santo são distribuídos carne, pão e vinho pela população, numa celebração de partilha e união, que envolve muitas horas de trabalho voluntário.
 
Santa Clara festeja nas Portas da Cidade o título de campeão da II Liga
Equipa profissional de futebol do Santa Clara subiu a um palco instalado na Praça Gonçalo Velho Cabral para festejar com os adeptos o título de campeão da II Liga da temporada de 2023/2024 (notícia com galeria de fotos)
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados