Açoriano Oriental
PSD Açores dividido com nome avançado para as Europeias

O avanço de Paulo Nascimento Cabral como nome proposto para candidato do PSD Açores às Europeias “causou desconforto” no seio dos militantes sociais-democratas, apurou o Açoriano Oriental.

PSD Açores dividido com nome avançado para as Europeias

Autor: Nuno Martins Neves

De acordo com as fontes contactadas pelo jornal, sem colocar em causa o valor do nome avançado, considera que “é demasiado rápido e pouco discutido. Não é que não seja ele, mas há outras pessoas que podiam estar em pé de igualdade”.

Entre os nomes sussurrados estão o antigo deputado e atual vice-presidente do partido, Luís Maurício, o atual presidente do grupo parlamentar, João Bruto da Costa, ou até mesmo a atual secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, adiantando a mesma fonte que “já havia algumas movimentações no terreno” e que este anúncio de Paulo Nascimento Cabral é visto como “uma forma de pressão para afastar outros candidatos”.

Outro militante ouvido pelo Açoriano Oriental recorda que os Açores “não tiveram nenhum eurodeputado nos últimos quatro anos, e com a expectável subida do partido Chega, é preciso ter em conta em que lugar poderá ir o candidato dos Açores. Por isso, nesta fase, devíamos ter mais discussão”.

A mesma fonte acrescenta, ainda, que o candidato que o PSDAçores apresentar terá de ter conhecimento da realidade de todas as ilhas, bem como notoriedade. “Se o PSAçores avançar com o Vasco Cordeiro, o PSD tem de pensar em quem levará a eleições”.

Esta quinta-feira, dia 18, o presidente do PSD/A, José Manuel Bolieiro, reúne a Comissão Política Regional, onde será discutida o XXVI Congresso Regional do partido e a análise da situação política.

O Conselho Regional, por sua vez, convocado pelo presidente da Mesa do Congresso Regional, Pedro Nascimento Cabral, está marcado para dia 20, sábado, tendo na ordem de trabalhos o 26.º Congresso Regional do PSD/Açores, as Eleições Europeias 2024 e a análise da situação política.

E segundo os estatutos do partido, é ao Conselho Regional que compete aprovar os critérios para a escolha do candidato ao Parlamento Europeu.

O Açoriano Oriental noticiou terça-feira, dia 16 abril, que Paulo Nascimento Cabral foi o nome proposto pelo presidente do PSD. Atualmente, o social-democrata é conselheiro na Representação de Portugal junto das instituições europeias, tendo sido chefe de gabinete do Presidente do Governo dos Açores e assessor local, parlamentar e chefe de gabinete no Parlamento Europeu.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados