Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Ribeira Grande

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESRG desde 2017


imagem 2_ESRG

"É de todos nós, em conjunto, a responsabilidade de criar seres capazes de enfrentar e ultrapassar os desafios que a vida lhes vai apresentar"

Natural da Ribeira Grande, onde é Médica Dentista desde 1997, refere que a sua principal "ocupação" é ser mãe. Abraçou o cargo "por achar de extrema necessidade a presença dos pais/EE na defesa da nossa Escola, dos interesses dos nossos filhos e, também, para mostrar aos meus filhos que, embora seja mais fácil criticar do que fazer, devemos estar disponíveis para nos chegarmos à frente e lutar em defesa dos nossos ideais".

No exercício das suas funções na APEE, aponta como maior problema "a falta de interesse e, por vezes, a inércia de alguns pais/EE face à escola e a tudo o que envolve os seus educandos". Entre as questões levadas à Assembleia de Escola, refere que a primeira vitória foi a substituição do telhado de amianto - "sendo eu uma profissional de saúde, era uma prioridade! Tivemos uma colaboração muito próxima com os órgãos de gestão da escola na nossa cruzada com a tutela". Aqui, expressou o seu agradecimento "à tutela, na pessoa do Dr. Avelino Menezes, ao Dr. Vasco Cordeiro, ao Dr. Alexandre Gaudêncio e à equipa da Escola Segura, que, pacientemente, ouviram as queixas (…), tentando resolvê-las". Atualmente, há "ainda diversos desafios, tais como a sobrelotação, os horários, o número de funcionários, a alimentação dos alunos no bar e na cantina, e o transporte escolar". Sobre a dinâmica Escola-Pais, a nossa entrevistada referiu ainda que a ESRG "tem um ambiente muito aconchegante, com uma grande relação de proximidade e acessibilidade, na qual os pais/EE sempre foram encorajados a participar. (…) São os nossos filhos. É nossa responsabilidade educá-los, cuidá-los e alimentá-los. É da responsabilidade da comunidade escolar a sua instrução, o seu acesso ao conhecimento". No futuro, deseja ver a escola ampliada, “proporcionando melhores condições de trabalho e de estudo (…) - uma ESRG mais apelativa em todos os aspetos e centrada nos alunos".

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Quartel dos Bombeiros de Ponta Delgada precisa de ser atualizado
João Paulo Medeiros, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD) passa em revista o incêndio no HDES, a luta por melhores condições de trabalho dos bombeiros e as dificuldades que a maior corporação dos Açores enfrenta
 
“Sou defensor de uma Europa das Nações que não perca a sua identidade”
José Pacheco, candidato do Chega pelos Açores nas eleições para o Parlamento Europeu do dia 9 de junho admite que o objetivo do partido é ganhar as eleições e alerta para a necessidade de inverter a “subsidiodependência” dos Açores em relação à Europa
 
Bispos portugueses realizam visita “Ad Limina” ao Vaticano de 20 a 24 de maio
Bispo de Angra afirma que juntamente com “relatório” sobre a Igreja açoriana leva “no coração todos os homens e mulheres dos Açores”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados