Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Ribeira Grande

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

“Sexo sem Tabus"



Peça de Teatro “Sexo sem Tabus"

No âmbito das atividades da Equipa de Promoção de Saúde em Meio Escolar (EPSME) e do Programa Regional de Saúde Escolar, no passado dia 3 de março, decorreram no auditório da Escola Secundária da Ribeira Grande, duas sessões da Peça de Teatro “Sexo Sem Tabus”.  

A peça de autoria de Liliana Janeiro, com a encenação de Maria de Fátima Sousa, luzes de André Raposo e com a excelente interpretação de Frederico O’Neill e Liliana Janeiro, tem como objetivos: a promoção de uma sexualidade saudável, a prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, bem como de gravidezes indesejadas na adolescência. A atividade é um dos mais recentes projetos da Associação 9'circos.

A história desenrola-se à volta de dois adolescentes que se apaixonam e proporciona uma viagem pelo primeiro beijo, pela primeira paixão, pela perda da virgindade e confronto com a realidade. Abordando questões controversas sobre a sexualidade, assiste-se a uma desmistificação das mesmas e a uma quebra de tabus. O texto de Liliana Janeiro é uma explanação de conteúdos da área da sexualidade. Utilizando uma metodologia alternativa como o teatro, procura, simultaneamente, fornecer informação e modelar um processo de aprendizagem e de expressão saudável da sexualidade.  A autora procura tornar, de certa forma, confortável e normal a discussão dos assuntos, quebrando assim com determinados tabus.

“Sexo Sem Tabus” é, afinal, uma ilustração do mundo real, que oscila entre o cómico e o drama, permitindo a todos aqueles que nele participam, criadores e espetadores, uma comunhão conjunta de quarenta e cinco minutos de imensas afinidades e profunda reciprocidade.

As parcerias fundamentais para a realização da atividade foram: Direção Regional da Cultura, Unidade de Saúde Ilha de São Miguel, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Restaurante Café Jardim, Stand Correia - Lojas Papagaio, Treze Restaurante e Escola Ebij de Ribeirinha.

Estiveram presentes nas sessões as turmas do 10º ano, do ensino regular, do ensino profissional e do profij, de realçar a presença de duas turmas da Escola Profissional da Ribeira Grande, perfazendo um total de cerca de 330 alunos abrangidos. A primeira sessão contou com a presença da Dra. Suzete Frias, Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências, das enfermeiras da Equipa de Saúde Escolar da Ilha de S. Miguel, bem como do Sr. Nelson Correia da empresa Stand Correia.

A EPSME quer destacar o excelente feedback manifestado por todos que assistiram à peça. Agradece a todas as pessoas que permitiram que a peça decorresse na Escola Secundária da Ribeira Grande, a todos os professores e alunos que participaram na atividade, bem como ao Sr. José França pelas fotografias. De realçar, também, o excelente trabalho desenvolvido por todos os membros elementos ligados à peça, em especial aos atores Liliana Janeiro e Frederico O’Neill.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Quartel dos Bombeiros de Ponta Delgada precisa de ser atualizado
João Paulo Medeiros, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD) passa em revista o incêndio no HDES, a luta por melhores condições de trabalho dos bombeiros e as dificuldades que a maior corporação dos Açores enfrenta
 
“Sou defensor de uma Europa das Nações que não perca a sua identidade”
José Pacheco, candidato do Chega pelos Açores nas eleições para o Parlamento Europeu do dia 9 de junho admite que o objetivo do partido é ganhar as eleições e alerta para a necessidade de inverter a “subsidiodependência” dos Açores em relação à Europa
 
Bispos portugueses realizam visita “Ad Limina” ao Vaticano de 20 a 24 de maio
Bispo de Angra afirma que juntamente com “relatório” sobre a Igreja açoriana leva “no coração todos os homens e mulheres dos Açores”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados