Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

O Projeto Cultural da Escola Secundária Antero de Quental, em parceria com a Coriscolândia, realizou mais uma sessão de trabalho emocionante



No passado dia 25 de maio, uma equipa composta por alunos e professores da ESAQ deslocou-se à Coriscolândia, onde dinamizou uma oficina, que proporcionou uma exploração plástica única, utilizando a técnica de impressão em monotipia com gelly plate e explorando texturas naturais e artificiais.


A oficina foi um verdadeiro sucesso, proporcionando aos participantes uma experiência artística enriquecedora. A Escola Secundária Antero de Quental compartilhou o seu know how e proporcionou aos mais novos a exploração da técnica de impressão em monotipia com gelly plate, explicando cada etapa do processo com entusiasmo. 
Na sessão de trabalho, estiveram presentes 19 crianças, que frequentam a valência do ATL - Oficina do Pirata K.

Essas crianças mostraram-se muito animadas e criativas, produzindo diversas ilustrações durante a atividade. As suas criações refletiram a liberdade artística e a originalidade que foram estimuladas durante a oficina.  
A colaboração dos alunos do 1.º ano do Curso Profissional - Técnico de Turismo Ambiental e Rural - Bianca Arruda, Inês Feitor, Maria João Costa e Susana Martins, bem como as alunas da turma G do 11.º ano, Maria Alexandra Pacheco e Marta Vaz, foi fundamental para o sucesso e a realização da atividade. Este grupo de discente desempenhou um papel essencial ao orientar e apoiar as crianças, transmitindo o seu conhecimento de forma clara e incentivando sua criatividade. 

Os trabalhos elaborados pelos alunos, durante a oficina, serão integrados numa exposição futura, que faz parte do Projeto Cultural da Escola.

Essa exposição tem como objetivo destacar as habilidades artísticas dos alunos e promover a valorização da arte dentro da comunidade escolar. Além disso, a exposição fortalecerá a parceria entre a Escola Secundária Antero de Quental e a Coriscolândia, mostrando os resultados positivos que podem ser alcançados quando diferentes instituições se unem em prol da educação e do desenvolvimento cultural.
A equipa do Projeto Cultural da Escola Secundária Antero de Quental/ Plano Nacional das Artes (PCE | PNA) orgulha-se do sucesso desta mais recente sessão de trabalho.

A iniciativa mostra o compromisso contínuo da Escola em proporcionar experiências educacionais enriquecedoras e promover o acesso à arte dentro e fora do ambiente escolar. A colaboração entre alunos, professores e a comunidade é essencial para a formação de cidadãos criativos, sensíveis e culturalmente engajados.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Quartel dos Bombeiros de Ponta Delgada precisa de ser atualizado
João Paulo Medeiros, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD) passa em revista o incêndio no HDES, a luta por melhores condições de trabalho dos bombeiros e as dificuldades que a maior corporação dos Açores enfrenta
 
“Sou defensor de uma Europa das Nações que não perca a sua identidade”
José Pacheco, candidato do Chega pelos Açores nas eleições para o Parlamento Europeu do dia 9 de junho admite que o objetivo do partido é ganhar as eleições e alerta para a necessidade de inverter a “subsidiodependência” dos Açores em relação à Europa
 
Bispos portugueses realizam visita “Ad Limina” ao Vaticano de 20 a 24 de maio
Bispo de Angra afirma que juntamente com “relatório” sobre a Igreja açoriana leva “no coração todos os homens e mulheres dos Açores”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados