Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

O Florir das Palavras


O Florir das Palavras - programa

De 16 de maio a 22 de junho, a Escola Básica Integrada Canto da Maia encheu-se de vida e cor, com mais uma edição do projeto “O Florir das Palavras”. Esta iniciativa da Biblioteca Escolar Emanuel Jorge Botelho, que já vai na sua terceira edição, envolveu alunos e docentes de todos os ciclos e anos de escolaridade na celebração da poesia, nas suas mais diversas formas, e culminou numa apresentação a 22 de junho, no auditório da escola.

“Palavras em Cena”,  pela Associação Açoriana de Educação pela Arte – Boneca de Trapos; “Escrita criativa – do poema à canção”, pelo músico, poeta e compositor Aníbal Raposo; “Poesia e Arte”, pelo Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e “Poesia e Ciência”, pelo Expolab – Centro de Ciência Viva, foram algumas das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto, com diferentes públicos alvo, numa perspetiva de interdisciplinaridade e promoção de aprendizagens significativas.

Naquela que foi a reta final do ano letivo, as atividades tiveram lugar na Escola Sede e nos restantes núcleos escolares da Unidade Orgânica, com a Boneca de Trapos a levar alegria, música e cor a todas as crianças da Educação Pré-escolar e 1.º ciclo.

No dia 22 de junho, o encerramento desta edição do projeto deu-se no auditório da Escola Sede, com a participação de 250 alunos, da Educação Pré-escolar ao 6.º ano de escolaridade que, entre um jardim de palavras, apresentaram os trabalhos desenvolvidos com os seus docentes. Da poesia à música, passando pela dramatização, foi uma manhã de alegria, partilha e merecido destaque às aprendizagens realizadas ao longo do ano letivo, fazendo-as transpor as paredes das salas de aula e ecoar por toda a escola.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Marcelo observa, vê, mas não comenta processo do Chega e polémica com Aguiar-Branco
O Presidente da República disse hoje que observa, vê, mas não comenta a tentativa falhada do Chega de o processar por traição à pátria nem a polémica com Aguiar-Branco e a liberdade de expressão dos deputados.
 
Banco de Leite Humano da Alfredo da Costa alimentou 3.500 prematuros em 15 anos
O Banco de Leite Humano da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, alimentou cerca de 3.500 bebés prematuros em 15 anos, resultante da colaboração de 550 mulheres que doaram o excedente da alimentação dos seus filhos.
 
Ministro da Defesa diz que valorização salarial dos militares está para breve
O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que a “valorização salarial e justa” dos militares portugueses e “mais alguma justiça” para os antigos combatentes, será concretizada brevemente, assumindo que a sua prioridade são as pessoas.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados