Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

É importante haver um jornal escolar


Inês Vieira

Hoje em dia, a nossa escola dá-nos algumas oportunidades para que o nosso trabalho seja mais conhecido e valorizado. A meu ver, o jornal escolar tem uma importância enorme para os alunos.

A minha opinião baseia-se em vários aspetos, ou seja, a ideia de criar um jornal na escola permite que o trabalho dos alunos seja conhecido por mais pessoas além dos professores e também permite que este seja mais valorizado. Nas aulas de português, por exemplo, escrevemos textos quer em oficinas de escrita quer para avaliação, sendo os mesmos selecionados pela professora, como forma de motivação e de recompensa por todos o esforço despendido, para serem publicados no jornal. Desta forma, os alunos, em geral, sentem-se mais autoconfiantes, mais reconhecidos e acabam por se empenhar mais.

Há quem defenda outra posição, argumentando que o jornal é apenas um papel e que não tem importância nenhuma, mas eu posso dizer que cada vez que sai um texto meu no jornal da escola eu sinto que, de alguma forma, o meu trabalho está a ser enaltecido e é isto que me faz ter mais vontade para escrever cada vez que a professora lança um novo desafio. Além disso, a minha família gosta de ler o que escrevo, sentindo um grande orgulho não só nas opiniões que defendo, nas histórias que crio, nos versos que me saem da alma, mas também pelo facto de haver uma valorização do meu trabalho enquanto estudante.

Em suma, acho uma ideia ótima e importante todas as escolas terem um jornal escolar, porque os alunos sentem-se prestigiados e ficam mais empenhados ao verem os seus textos publicados e a serem partilhados com toda a comunidade.

 

Inês Vieira, 9.ºF

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi hoje sentido na ilha Terceira, nos Açores, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
 
Festas do Espírito Santo são o “fator de identidade” dos Açores
As Festas do Espírito Santo, transversais às nove ilhas, são o “fator de identidade” dos Açores, onde chegaram com os primeiros povoadores e continuam a ser, séculos depois, caracterizadas pela partilha, caridade e comunhão.
 
Festas do Espírito Santo unem comunidades açorianas em torno da partilha (Fotografias)
Nos Açores, há freguesias onde pelas Festas do Espírito Santo são distribuídos carne, pão e vinho pela população, numa celebração de partilha e união, que envolve muitas horas de trabalho voluntário.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados