Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

A nossa Ouriteca está ainda mais rica!



Na Biblioteca do Colégio do Castanheiro existe um espaço dedicado à Filatelia. Este espaço tem vindo a crescer com a dedicação e colaboração do Sr. Superintendente Furtado Dias, grande Filatelista e conhecedor de várias matérias. Apesar da sua ausência física nos últimos tempos, continua connosco sempre em apoio aos nossos alunos filatelistas e curiosos.

 
Queremos agradecer ao Sr. Superintendente a sua última e generosa oferta ao Colégio. A nossa comunidade educativa passou a desfrutar de novos livros de temáticas diversas, de cariz filatélico, enriquecidos com selos de edições especiais e exclusivas.
São, sem dúvida, recursos muito sugestivos e certamente poderão servir para colaborar em trabalhos, pesquisas e investigações por parte dos nossos alunos. Os mesmos já se encontram em exposição na Ouriteca e a sua divulgação está a passar por quem nos visita.
O nosso espólio bibliográfico está cada vez mais rico e diversificado. Da exposição consta também um trabalho sobre a Europa em que a bibliografia principal é o selo. Trata-se de um trabalho de grande inspiração e riqueza e certamente será um privilégio para quem o ler.
Temos também livros muito interessantes, sobre outros países, cujas imagens nos cativam logo pelos seus selos que servem de ilustração e nos contam a sua história.
Do nosso acervo filatélico constam também alguns livros bilingues, sendo essa mais uma vantagem para quem os irá consultar. Seguem alguns registos fotográficos já com alguns alunos a fazer uso dos novos exemplares.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Marcelo observa, vê, mas não comenta processo do Chega e polémica com Aguiar-Branco
O Presidente da República disse hoje que observa, vê, mas não comenta a tentativa falhada do Chega de o processar por traição à pátria nem a polémica com Aguiar-Branco e a liberdade de expressão dos deputados.
 
Banco de Leite Humano da Alfredo da Costa alimentou 3.500 prematuros em 15 anos
O Banco de Leite Humano da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, alimentou cerca de 3.500 bebés prematuros em 15 anos, resultante da colaboração de 550 mulheres que doaram o excedente da alimentação dos seus filhos.
 
Ministro da Defesa diz que valorização salarial dos militares está para breve
O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que a “valorização salarial e justa” dos militares portugueses e “mais alguma justiça” para os antigos combatentes, será concretizada brevemente, assumindo que a sua prioridade são as pessoas.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados