Açoriano Oriental
Escola
EPROSEC - Escola Profissional

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Jornadas Pedagógicas da ANESPO


EPROSEC

Os novos ambientes nos espaços de aprendizagem, tema central das Jornadas Pedagógicas (JP 2023) da ANESPO a realizar em 6 e 7 de julho na EPROSEC - Escola Profissional em Ponta Delgada.

Os ambientes virtuais de aprendizagem, os caminhos cruzados entre inovação pedagógica e inteligência artificial, mas também as implicações da pandemia na organização e funcionamento dos espaços de aprendizagem, são algumas das temáticas que vão estar na agenda das Jornadas Pedagógicas da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), que decorrem na EPROSEC - Escola Profissional, em Ponta Delgada, nos dias 6 e 7 de julho, conforme programa em anexo.
Uma outra preocupação subjacente é a inserção no mercado de trabalho dos alunos diplomados com cursos profissionais, com a apresentação de dados preliminares de um projeto desenvolvido pela Universidade dos Açores.
Na sessão de abertura das JP 2023, no dia 6 de julho às 14 horas, irão intervir o Secretário de Estado da Educação, António Leite, bem como a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro.
No encerramento dos trabalhos, pelas 12 horas do dia 7 de julho, serão apresentadas as principais conclusões de quatro sessões paralelas em que serão aprofundadas temáticas como o ambiente na sala de aula e noutros locais de aprendizagem no pós-pandemia, a organização pedagógica, a inteligência artificial em contexto educativo, bem como as aprendizagens essenciais.
A ANESPO é uma organização nacional que representa as escolas profissionais privadas de todo o território nacional, correspondendo a 200 estabelecimentos e mais de 45 000 alunos a frequentar cursos profissionais. Todos os anos, no mês de julho, promove Jornadas Pedagógicas, em diferentes partes do território, nas quais é feito o balanço das atividades do ano letivo que está a concluir e se reflete sobre práticas pedagógicas na perspetiva do lançamento do próximo ano letivo e seguintes.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Centro de Saúde da Lagoa passa a dispor de Serviço de Atendimento Urgente (SAU)
A Unidade de Saúde da Ilha São Miguel informou que a partir das 16h00 de hoje, 8 de maio de 2024, o Centro de Saúde da Lagoa passa a dispor de um Serviço de Atendimento Urgente (SAU) que funcionará todos os dias das 8h às 24h e que se destina ao atendimento de situações pouco urgentes (vulgo: azuis e verdes).
 
Marinha presta apoio após incêndio no HDES
O Comando da Zona Marítima dos Açores (CZMA), em apoio ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), no âmbito da calamidade ocorrida no Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, no dia 4 de maio, disponibilizou 30 cobertores, 50 fronhas, 2 macas, 3 planos duros, além de capacidade de transporte diversificada, constituída por um autocarro de 27 lugares, dois camiões pesados, um camião ligeiro, três viaturas de 9 lugares e uma carrinha com caixa frigorífica.
 
PJ investiga incêndio no hospital
O Departamento de Investigação Criminal dos Açores da Polícia Judiciária está desde sábado a investigar as causas do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, sabe o Açoriano Oriental.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados