Açoriano Oriental
Crianças aprendem o valor do trabalho na agricultura
Três mil crianças entre os seis e doze anos, provenientes das escolas de todos os concelhos da ilha de São Miguel, foram agricultores por um dia.
Carregando o video...

Autor: Luís Pedro Silva
Os alunos tiveram a oportunidade de semear diversos produtos hortícolas, conduzirem tratores de brincar e, inclusivamente, tirar leite às vacas, sendo que o dia terminou com um mega almoço servido no Parque de Exposições de São Miguel.

 

O evento, que celebrou o Dia Nacional da Agricultura, foi realizado pela Associação Agrícola de São Miguel, em conjunto com a Confederação dos Agricultores de Portugal, Governo dos Açores e outras entidades públicas e privadas.

 

  “O grande objetivo deste evento é explicar a importância da agricultura. Atualmente sentimos que existem muitos adultos e crianças que pensam que os produtos vêm para cima das mesas, diretamente das grandes superfícies. Esta é uma forma pedagógica para explicar os vários ciclos de produção na área dos produtos hortícolas, frutícolas, carne e leite. É uma iniciativa que valoriza o conhecimento destas crianças, que vivem numa terra onde a agricultura tem um peso social muito elevado”, referiu Jorge Rita, presidente da Associação Agrícola de São Miguel.

 

O desenvolvimento desta ação também visou reforçar a confiança dos jovens para consumirem mais produtos regionais.

 

“As pessoas devem ter uma cultura de consumirem os produtos locais, porque são os melhores produtos. Infelizmente nem sempre existe a devida valorização dos nossos produtos”, lamentou Jorge Rita. 

 

O secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, considera que este evento “é motivo de orgulho para um setor que produz com uma qualidade mundial. Já temos uma boa capacidade instalada e o próximo desafio é valorizar o que produzimos, sobretudo nos laticínios que é o base do setor agropecuário”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados