Açoriano Oriental
Antigas passagens entre ilhas podem explicar existência de elefantes no Bornéu

Uma passagem terrestre ancestral entre ilhas, entretanto submersa, poderá explicar a existência dos elefantes na ilha de Bornéu, no sudeste asiático, segundo um estudo conduzido por uma equipa liderada por um investigador do Instituto Gulbenkian de Ciência.

Antigas passagens entre ilhas podem explicar existência de elefantes no Bornéu

Autor: Lusa/AO online

O cenário mais provável colocado pelos cientistas é o de ter havido uma colonização natural "há cerca de 11.400 a 18.300 anos", numa altura em que "os níveis do mar estavam muito baixos e os elefantes podiam migrar entre as ilhas de Sonda", o arquipélago a que pertence o Bornéu.

"Não podemos excluir cenários mais complexos, mas uma introdução histórica humana parece ser improvável, tal como uma chegada muito antiga", afirmou Reeta Sharma, coautora do artigo e investigadora do Instituto.

A equipa chama ainda a atenção para as ameaças aos elefantes, "com menos de 2.000 indivíduos que sobrevivem num ambiente cada vez mais fragmentado, e com notícias regulares de envenenamento ou mortes de elefantes do Bornéu".

Para descobrir a origem dos elefantes do Bornéu, a equipa usou análise de dados genéticos e modelos criados por computador para reconstituir a evolução demográfica dos animais.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados