Açoriano Oriental
Victor Castro lança livro e novo álbum para "perpetuar" a música açoriana (vídeo)

Com o apoio de uma campanha crowdfunding que ainda decorre na internet, o compositor açoriano Victor Castro prepara-se para lançar o álbum Açor, o terceiro da sua autoria, e que vai, não só apresentar peças inéditas escritas para guitarra, como alguns dos temas mais marcantes do cancioneiro açoriano.


Autor: Miguel Bettencourt Mota

"Houve uma preocupação em selecionar algumas das canções mais emblemáticas da 'nova música' açoriana – daquela produção musical que surgiu nos anos 80 – e também irão constar do álbum composições originalmente escritas para guitarra, que são minhas, do professor Carlos Baptista Ávila e de Antero Ávila", adiantou Victor Castro, em declarações a este jornal.

Chamateia e Boi do Mar (de Luís Alberto Bettencourt), Maré e Natividade e Dança (de Aníbal Raposo), Dreams, Tema de Amor e Searching (de Luís Gil Bettencourt) e a Cantiga da Terra (de Zeca Medeiros) são algumas das músicas que integram o Açor, que, por entre as suas 17 faixas, dá ainda espaço a dois arranjos de músicas do folclore açoriano.

Pelas cordas da sua guitarra clássica, o músico nascido em Angra do Heroísmo, esforça-se por não deixar cair no esquecimento esses e outros temas icónicos da música regional, que fizeram também parte do panorama musical português na época em que foram lançados.

Como explicou, o álbum procura ser mais uma forma de "divulgar e perpetuar" as respetivas músicas e os seus compositores, uma intenção, entretanto, reforçada pelo lançamento de um livro de partituras que fixa todo esse repertório adaptado e escrito para guitarra.

"Nesse sentido trata-se de um trabalho pioneiro, uma vez que não havia nada escrito para guitarra-solo", deu conta o arranjador, acrescentando que a intenção agora é a de fazer chegar ao livro "às nossas escolas de música, aos cursos de guitarra dos nossos Conservatórios" para que o seu conteúdo seja incluído nas respetivas unidades curriculares.

No que toca exclusivamente ao Açor, e uma vez que as entidades públicas não gozam de "grande disponibilidade financeira para apoiar este tipo de projeto", Victor Castro decidiu avançar para uma edição de autor, assumindo a grande parte dos custos inerentes, mas recorrendo também a uma campanha crowdfunding.

Até ao momento, a adesão à campanha de angariação de fundos tem sido grande e quem quiser apoiar a gravação e edição do CD pode fazê-lo, até ao dia 26 de março, acedendo a esta página online.

O álbum, refira-se, conta com o design gráfico de Claus Alves da Silveira, com a fotografia de Jorge Monjardino e foi gravado por Zé Manuel Fernandes.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados