Açoriano Oriental
UMAR dá aula sobre igualdade de género na Lagoa

A associação União Mulher Alternativa Resposta (UMAR) esteve, esta terça-feira, na Escola Secundária da Lagoa, onde deu uma 'aula' sobre igualdade de género a 35 alunos daquele estabelecimento de ensino, que faziam parte de mais uma sessão de educação política e para a cidadania promovida pela autarquia.


 

 


Autor: Miguel Bettencourt Mota

A presidente da associação foi quem protagonizou a palestra, que esteve subordinada ao tema '25 anos da UMAR'.

Segundo uma nota informativa municipal, Maria José Raposo esclareceu os estudantes sobre a diferença entre "sexo" e "género", desmistificou questões como "os homens não choram", esclareceu sobre o "trabalho invisível" levado a cabo por inúmeras mulheres e alertou para a enorme dificuldade na mudança de mentalidades.

Depois, percorreu a história da UMAR, elencando o trabalho que a associação tem vindo a desenvolver: workshops; projectos de intervenção formativa, de inclusão e de interculturalidade; na realização de marchas; e de tomadas de posição públicas como os "16 dias de Activismo" e o "Estendal 2015".

Esta ação visou "sensibilizar os jovens lagoenses para a necessidade de se exercer uma cidadania mais activa, mais crítica e reivindicativa de modo a fortalecer a vivência democrática", pode ler-se na nota de imprensa do município lagoense.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados