Açoriano Oriental
Projeto de obra na estrada Furnas-Povoação "mais adiantado que nunca"

O presidente da Câmara Municipal da Povoação assegurou esta segunda-feira que o projeto para a obra na estrada que liga às Furnas "está mais adiantado do que nunca", sem se comprometer, contudo, com datas para o seu arranque.

Projeto de obra na estrada Furnas-Povoação "mais adiantado que nunca"

Autor: Lusa/AO online

"Pelo conhecimento que tenho e pelo acompanhamento das reuniões que tenho tido com a secretária regional [das Obras Públicas], a obra está numa fase de adiantamento que nunca esteve até aqui (...), portanto, eu não tenho dúvidas nenhumas que nos próximos tempos teremos mais notícias, se calhar, com datas concretas para o início da obra", disse Pedro Melo.

O autarca falava aos jornalistas após uma audição na comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa Regional dos Açores (ALRAA), que decorreu hoje na autarquia da Povoação e na qual abordou um projeto de resolução apresentado pelo Bloco de Esquerda, que recomenda ao Governo Regional o "início de obras na estrada que faz a ligação entre a freguesia de Furnas e a Vila da Povoação".

"Eu gostava que fosse ontem, se vai ser este ano já o início das obras, não sei, porque são processos demorados, mas não tenho dúvidas de que, a não ser este ano, terá de acontecer no próximo ano", admitiu o presidente da Câmara da Povoação, localidade na ilha de São Miguel.

Pedro Melo espera que "até ao final de junho" o Governo Regional dos Açores "possa ser mais preciso quanto, eventualmente, ao início da obra" garantindo, no entanto, que o executivo socialista de Vasco Cordeiro "está a tratar do processo da obra da estrada Furnas-Povoação".

E prosseguiu: "Finalmente, esta vai ser uma realidade e vai servir todos os povoacenses e todos os que nos visitam".

O deputado do BE/Açores diz que "não compreende" a demora e a necessidade "de mais estudos e mais estudos" para uma via que tem "problemas de segurança" e "um traçado que é extremamente sinuoso".

"Consideramos que este é um assunto que se arrasta há demasiado tempo, esta obra tão necessária para o concelho da Povoação já foi estudada, já foi prometida há mais de dez anos, ou seja, nós não compreendemos porque é que se se chega a esta altura, ao ano de 2018, e ainda não foi possível pôr esta obra a concurso", lamentou António Lima.

O BE lembra que, em 2005, "três pessoas perderam a vida" naquela via "devido "à falta de segurança, resultante das enxurradas e derrocadas que provocaram o arrastamento da viatura na qual circulavam".

Estima-se que circulem na estrada de ligação entre as Furnas e a Povoação cerca de quinhentos veículos por dia, maioritariamente trabalhadores e estudantes que se deslocam para a Escola Secundária da Povoação.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados