Açoriano Oriental
Problemas na banca podiam ter-se evitado se imparidades não fossem escondidas

A nova bastonária dos Contabilistas, Paula Franco, considera que muitos dos problemas que levaram à queda de bancos e de outras empresas podiam ter sido evitados se estes profissionais não tivessem ocultado a contabilização de imparidades.

Problemas na banca podiam ter-se evitado se imparidades não fossem escondidas

Autor: Lusa/AO online

“Os casos do BES [Banco Espírito Santo], e outros que vieram a público, vieram provar que, se as situações não tivessem sido ocultadas, em termos de demonstrações financeiras, já teriam vindo a público muito mais cedo e, se calhar, até se tinham evitado muitos dos problemas”, disse a bastonária, em entrevista à Lusa.

A expressão “perda por imparidade” foi introduzida pelo Sistema de Normalização Contabilística (SNC) e acontece quando a quantia recuperável de um ativo, ou de uma unidade geradora de caixa, é inferior à quantia escriturada ou contabilizada.

Paula Franco lembra: um contabilista “tem de ter isenção” e “tem de perceber que, quando dizemos sim a uma administração, não estamos a ajudar, estamos a prejudicar”, tanto a sociedade como a própria administração ou empresa.

“Num primeiro momento podemos ser flexíveis, tentar ajudar e pensar que estamos a ajudar”, ressalvou a bastonária, mas para logo de seguida defender que há necessidade de “uma mudança” quanto à isenção, mas tanto nos profissionais inscritos na Ordem como nas empresas para quem trabalham.

“Também quem contrata serviços não deve exigir que a contabilidade seja adaptada às necessidades das empresas, porque isso não vai beneficiar a empresa, vai antes prejudicá-la”, alertou.

A bastonária salientou que o prejuízo, da falta de isenção, pode até não se verificar no ano em que foram ocultadas as informações, e até ao contabilista “pode parecer que está a ajudar” o cliente.

Mas, "mais tarde ou mais cedo, as situações financeiras vêm ao de cima e, portanto, tudo o que é virtual ou criativo, em termos de contabilidade, não beneficia as empresas, prejudica antes as empresas. Se não for nesse ano, será mais tarde ou mais cedo”, concluiu.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados