Açoriano Oriental
Pentágono diz que todos os alvos foram atingidos com sucesso

Os Estados Unidos afirmaram ter “atingido com sucesso” todos os alvos sírios que estavam previstos na ação militar realizada por Washington, Paris e Londres em resposta ao alegado ataque químico na cidade síria de Douma.

Pentágono diz que todos os alvos foram atingidos com sucesso

Autor: Lusa/AO online


“Não tencionamos intervir no conflito na Síria, mas não podemos permitir tais violações das leis internacionais", disse a porta-voz do Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono), Dana White, numa conferência de imprensa.

“Atingimos com sucesso cada alvo”, acrescentou a porta-voz.

Os EUA, a França e o Reino Unido realizaram hoje de madrugada uma série de ataques com mísseis contra três alvos associados à produção e armazenamento de armas químicas na Síria, em resposta a um alegado ataque com armas químicas na cidade rebelde de Douma, em Ghouta Oriental, nos arredores de Damasco. O presumível ataque químico foi realizado faz hoje uma semana.

A porta-voz do Pentágono reiterou as palavras escritas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, poucas horas antes na rede social Twitter e afirmou que a “missão foi cumprida”.

Num ‘tweet’, Trump disse que a missão tinha sido cumprida e que o resultado dos ataques realizados hoje pelos Estados Unidos, em conjunto com o Reino Unido e a França, contra alvos na Síria “não poderia ter sido melhor”. Também disse que o ataque foi “perfeitamente executado”.

As agências internacionais estão a recordar que em 2003 o então Presidente norte-americano, George W. Bush, também usou a frase “missão cumprida” quando declarou que as principais operações de combate no Iraque tinham acabado. A afirmação, contudo, não se cumpriu e a guerra no território iraquiano arrastou-se por vários anos.

Na mesma conferência de imprensa, um alto responsável do Pentágono, o general Kenneth McKenzie, referiu que os ataques ocidentais realizados hoje de madrugada representaram um grande golpe para o programa de armas químicas da Síria e que “levará anos para recuperar”.

O representante disse que o Pentágono acredita que os ataques “atingiram o coração do programa de armas químicas da Síria”.

As unidades de defesa antiaéreas russas, um dos principais aliados de Damasco, não foram ativadas e as do regime sírio só foram após o fim dos ataques, acrescentou o general McKenzie.

Ainda nesta conferência de imprensa, o Pentágono disse que a “campanha de desinformação” por parte da Rússia começou logo após os ataques realizados hoje de madrugada.

Dana White afirmou que “foi registado um aumento de 2000% de ‘trolls’ russos [pessoas que executam campanhas de desinformação na Internet através de notícias falsas e comentários] nas últimas 24 horas”.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se hoje a partir das 15:00 TMG (16:00 em Lisboa) para analisar o ataque conjunto dos Estados Unidos, Reino Unido e França contra alvos na Síria.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados