Açoriano Oriental
El Açor traz seis tunas do país e 200 tunos a São Miguel

A Tuna Masculina da Universidade dos Açores – 'Os Tunídeos' leva a efeito, nos próximos dias 16 e 17 de março, a décima nona edição do El Açor, fazendo subir ao palco do Coliseu Micaelense seis tunas masculinas a concurso, oriundas de várias academias do país.


Autor: Miguel Bettencourt Mota

Serão, assim, cerca de duzentos os elementos que virão propositadamente de Portugal continental para participar no certame, que tem como ponto alto os espetáculos de sexta-feira e de sábado, mas que se inicia já esta quinta-feira com uma cerimónia de recepção às tunas na Câmara Municipal de Ponta Delgada, pelas 14h30.

Este ano, TAIPCA - Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; TS - Tuna de Tecnologia de Saúde do Porto; EUC – Estudantina Universitária de Coimbra; FAN-farra Académica de Coimbra; TUCP – Tuna Universitária Católica Portuguesa – Porto e TAFUL – Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa , compõem o lote de tunas a concurso no El Açor.

São todas "tunas que tocam diversos tipos de música, com uma animação e formas de interação diferentes com o público", adiantou o magister dos Tunídeos, Bruno Oliveira, em entrevista a este jornal.

Como acrescentou o responsável máximo da tuna, a decoração interior que tem vindo a ser preparada está, não só preocupada em surpreender o público, como em trazê-lo "para dentro da atuação dos Tunídeos", que, este ano, se inspira nos corsários e irá dar a conhecer o novo original daquela tuna masculina: 'Heróis do Nada'.

Os Tunídeos, refira-se, abrem o serão musical de sexta-feira, dividindo o palco com o grupo de gaitas transmontanas da Associação Tradições – Urro das Marés e encerram o evento, com a última atuação da noite de sábado.

"A irreverência e o espírito tunideano" não vão faltar, assegurou o dirigente da tuna organizadora, que se mantém apostada em garantir um bom momento a todos aqueles que venham a assistir ao El Açor.

"O nosso objetivo é satisfazer o público e fazer com que ele saia [do Coliseu] com um sorriso de orelha a orelha (...) É algo que se renova de ano para ano e temos a certeza que vamos conseguir cumprir com essa premissa, outra vez", sublinhou Bruno Oliveira.

Para além das tunas masculinas a concurso e das atuações dos Tunídeos, o festival conta ainda com a participação (num registo extra-concurso) de três tunas da Universidade dos Açores: TAUA, Tuna Com Elas e Enf'In Tuna.

O certame académico junta, assim, cerca de 350 elementos de tunas, e as expetativas quanto à adesão do público são as melhores. Como lembrou o magister da tuna anfitriã, ao longo das várias edições do El Açor, tem-se "quase sempre conseguido encher o Coliseu", pelo que a previsão é a de que o mesmo possa acontecer este ano.

Esta décima nona edição do evento conta com um "número acima da média" ao nível dos participantes a concurso, sinalizou o organizador, para quem o sucedido encontra razão no facto de os Açores serem um destino "cada vez mais na moda" e o El Açor "ter já um nome" e "ser reconhecido" no universo tuneril em Portugal continental.

Os bilhetes estão à venda no bar da Universidade dos Açores, entre as 9h00 e as 16h00 e, no Coliseu Micaelense, entre as 16h30 e as 19h00. Nos dias dos espetáculos, os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteira do Coliseu até às 22h00.

Os serões musicais dos dias 16 e 17 de março prolongam-se com duas 'after-party' que irão ter lugar no Complexo de Ciências Humanas da Universidade dos Açores.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados