Casa dos Manaias volta a expor presépio de natal em Ponta Delgada

Casa dos Manaias volta a expor presépio de natal em Ponta Delgada

 

Miguel Bettencourt Mota   Regional   7 de Dez de 2017, 18:02

Os utentes da 'Casa dos Manaias' não deixaram cair a tradição e, pelo terceiro ano consecutivo, voltaram a criar um presépio de natal que pode ser contemplado na antiga loja 'Zoom' da rua Machado dos Santos, em Ponta Delgada.

No presépio constam 21 casas, nove das quais construídas com contraplacado marítimo e doze com cartão e casca de pinheiro, imitando pedra, dois moinhos, uma cascata, quatro piões de milho, três fontanários e quatro carroças.

Há ainda 135 figuras decorativas a embelezá-lo e representando profissões como as do talhante, peixeiro, jardineiro, moleiro, padeiro, serralheiro, ferreiro, pastor, guardador de rebanhos, amarrador de ferro, e outras.

O presépio da “Casa dos Manaias” é igualmente constituído por duas aldeias que representam as tradições da nossa ilha, nomeadamente, a matança do porco, as vindimas, as tradicionais festas do Espírito Santo (representadas com um teatro e os foliões), bem como o culto da filarmonia e do folclore.

De acordo com uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, foram usados os mais variados materiais na construção do presépio: tintas, esferovite, troncos e cascas de árvore, canas, palha, folha de milho, grão de milho, cascalho, musgo e farelo, estão entre os exemplos.

O presépio estará em exposição até ao dia 6 de janeiro de 2018, podendo ser visitado entre as 10h00 e as 19h00. Excepção feita ao Dia das Montras, em que poderá ser admirado pelo público até à meia-noite.  

O projeto de inclusão social da “Casa dos Manaias” tem como principal objetivo a intervenção junto da população em risco ou sem abrigo do centro histórico de Ponta Delgada. 

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.