Açoriano Oriental
Açores remetem reforma de deslocações do Serviço Regional de Saúde aos parceiros

O Governo dos Açores remeteu aos parceiros do setor a proposta de regulamento das deslocações de doentes e especialistas do Serviço Regional de Saúde, que permite também a criação da figura do gestor do utente deslocado, foi esta quarta-feira anunciado.

Açores remetem reforma de deslocações do Serviço Regional de Saúde aos parceiros

Autor: Lusa/AO online

A proposta, segundo a Secretaria Regional da Saúde, foi enviada para as ordens profissionais, associações de apoio ao utente e unidades de saúde.

Numa nota enviada hoje às redações, o executivo regional explica que "a iniciativa propõe integrar num único diploma os regimes da deslocação de doentes e especialistas, assim como, de modo inovador, o reforço das consultas em telemedicina ao nível das consultas de acompanhamento, para "garantir melhores respostas aos açorianos nesta área".

O objetivo é, sublinha a tutela, "o melhoramento do regime da deslocação de utentes através da desburocratização" dos procedimentos administrativos, mas também a regulamentação da figura do Gestor do Utente Deslocado, uma "entidade hospitalar que tem por função agilizar as deslocações dos utentes, sendo o interlocutor entre o hospital e as unidades de saúde de origem, garantindo uma eficiente e eficaz programação das deslocações" dos doentes que necessitam de se deslocar da sua ilha, "permitindo uma maior poupança de tempo e mais comodidade" para esses utentes.

É proposto ainda incluir nesta reforma "os utentes que sofram uma alteração imprevisível do seu estado de saúde, ocorrida fora da sua ilha de residência, bem como abranger o complemento especial para os doentes oncológicos".

E "na eventualidade de ocorrer o óbito no decorrer da deslocação, o acompanhante beneficie, até ao regresso, de uma comparticipação diária igual à que o utente receberia", acrescenta a mesma nota do Governo dos Açores.

Quanto à deslocação de profissionais de saúde, principalmente às ilhas sem hospital, o documento propõe o alargamento deste regime aos médicos dentistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e técnicos de diagnóstico e terapêutica.

A reforma inclui ainda a programação anual das deslocações dos profissionais de saúde.

O documento contempla períodos para formação e discussão de casos clínicos com os profissionais de saúde das unidades de saúde de destino, estando prevista a atribuição de um subsídio diário.

No que se refere à remuneração dos profissionais, quando a deslocação ocorra fora de horário de trabalho, "é proposto que esta seja fixada por acordo entre a unidade de saúde de destino e o profissional de saúde".

De acordo com o executivo, está também previsto que "a cobertura assistencial por médico especialista, no âmbito de consultas subsequentes, possa ser assegurada, sempre que adequado, através de consultas em telemedicina".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados